A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS REGULARES

Ademilson Vedovato Cavalcanti

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo promover uma revisão bibliográfica sobre o
processo de inclusão de alunos surdos em classe de ensino regular. A educação
inclusiva assume um papel relevante e atualizado no contexto educacional atual,
mas enfrenta grandes dificuldades de se estabelecer por diversos motivos, falta de
estrutura física nas escolas, aperfeiçoamento dos profissionais da educação e incentivo de políticas públicas e gestão inclusiva. De acordo com a história da inclusão, a muito esse processo vem sendo equivocada, ocorrendo de fato, apenas um cumprimento de normas e regras no papel. Estudos realizados demostram que é preciso intensificar os esforços no processo de inclusão do surdo, pois em várias situações é observado o quanto a formação e a reflexão sobre o tema é importante. A inclusão é um processo que deve ocorrer por toda comunidade escolar envolvendo Professores, alunos ouvintes, interpretes, comunidade externa e aluno surdo, somente assim a inclusão ocorrerá de forma sólida e eficiente.


Palavras-chave


Aluno surdo, Inclusão e Educação.

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ISSN: 2318-275X 

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