PROFESSOR, UM BARCO A DERIVA NO MAR DAS IMPOSIÇÕES MERCADOLÓGICAS E DAS AGÊNCIAS FINANCIADORAS.

Márcio Sampaio de Marins

Resumo


O antagonismo vivido pelo profissional da educação que como se único responsável
fosse, recebe as cobranças sobre os rumos que a educação tomou, e que, no entanto, tem sua participação prescindida no período para a elaboração dos objetivos e diretrizes da educação. É sobre este antagonismo o tema deste artigo, procura-se aqui relatar como funciona o sistema de financiamento da educação pelo Banco Mundial, e quanto a aquisição deste empréstimo interfere no direcionamento que o governo federal toma no momento de aplicar as verbas para a educação. Como se comporta o governo federal em especial o Ministério da Educação frente às imposições do banco? Qual o perfil de profissional da educação é intentado pelo banco? Que conduta tem o professor diante deste quadro? Qual atitude pode ter o profissional da educação para modificar e reverter este quadro? Estas são perguntas para as quais as respostas e sugestões o texto pretende demonstrar, com o propósito de tornar visível que os profissionais da educação em especial o professor, são colocados no centro de uma discussão como atores principais do destino da educação, sendo que verdadeiramente quem escreve o roteiro, contam uma história que não permite que estes profissionais tenham sua atuação plena e completa.


Palavras-chave


Educação, Banco Mundial, Projeto Político Pedagógico.

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ISSN: 2318-275X 

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