TRANSPORTE DE TURISTAS NA ITAIPU BINACIONAL

Eduardo Hack Neto, Karl Stoeckl, Edinaldo Kuerten

Resumo


Em decorrência do fortalecimento da economia brasileira aliado a oferta de viagens aéreas mais acessíveis, percebe-se um aumento do turismo doméstico, exemplificado pelo número de turistas que o Complexo Turístico de Itaipu (CTI) recebe anualmente. No ano de 2013 foram atendidos 390.592 visitantes, um crescimento de 12,25% em relação ao ano anterior, o que gera uma preocupação em estar preparado para gerir essa demanda. O CTI iniciou suas operações turísticas no ano de 2007, e hoje oferece vários atrativos para quem deseja conhecer a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. Contudo esse aumento de demanda acarretou inicialmente problemas para a empresa, pois sua estrutura não comportava o acréscimo de movimento observado. Algumas modificações e investimentos foram realizados para melhorar os serviços oferecidos, mas esses não foram suficientes para sanar todos os problemas. A partir das dificuldades que o CTI vivencia, realizou-se um estudo com o objetivo geral de Investigar a qualidade do serviço de transporte de turistas do Passeio Panorâmico no atrativo turístico Itaipu Binacional, especificamente, Identificar a capacidade do Passeio Panorâmico, descrever o passeio e identificar os gargalos, segundo supervisor, da execução do serviço; verificar o nível de satisfação do usuário sobre o passeio e Propor melhorias. O método utilizado se mostra uma pesquisa descritiva e exploratória, quantitativa e qualitativa, com bases bibliográficas, documentais, e aplicação de entrevista com supervisor do setor e questionários com os visitantes, com amostra probabilística (GIL, 2010). Os resultados demonstram que a empresa está conseguindo satisfazer as expectativas dos usuários, porém, apontam ainda uma pequena parcela dos entrevistas sugerindo melhorias para o atrativo.


Palavras-chave


Transporte. Qualidade. Satisfação do Cliente.

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