Diretrizes para Autores
DIRETRIZES PARA AUTORES
Os trabalhos submetidos para publicação na Revista Catarse deverão ser inéditos não poderão ser analisados simultaneamente em outro veículo. Comunicações feitas em congressos, no entanto, podem ser submetidas desde que não tenham sido publicadas em periódicos ou livros dele decorrentes. A língua oficial é a portuguesa, devendo conter RESUMO e PALAVRAS-CHAVE em português e, ABSTRACT E KEYWORDS em inglês.
As palavras-chave, serão colocadas abaixo do resumo, devem ser precedidas da expressão palavraschave e estarão separadas entre si por ponto, devendo ser apresentadas em número de 3 a 5 palavras ou expressões. têm como propósito auxiliarem na indexação de trabalhos científicos, representam o conteúdo do texto. Para a publicação científica o resumo e as palavras-chave deverão ser traduzidas para o inglês ou outra língua definida pelo responsável pela publicação, nas revistas da UNICAMPO, utilizamos o inglês, por isso, deve ser apresentado também o ABSTRACT e KEYWORDS em qualquer trabalho relacionado com a Conclusão de Curso de Graduação ou pós-graduação da instituição. A seguir exemplo.
PALAVRAS-CHAVE: Palavra I. Palavra II. Palavra III.
Os autores são responsáveis pela originalidade e a veracidade do conteúdo apresentado nos trabalhos; a revisão linguística deve ser feita antes da submissão do manuscrito. Em trabalhos que envolvam pesquisas com seres humanos previamente à publicação, a comissão editorial poderá solicitar o parecer de aprovação da pesquisa em um conselho de ética.
ARTIGOS ORIGINAIS:
São trabalhos resultantes de pesquisa científica apresentando dados originais de descobertas com relação a aspectos experimentais ou observacionais de característica social, psicológica ou da área da saúde e inclui análise descritiva e ou inferências de dados próprios. Sua estrutura é convencional e atual, e traz os seguintes itens: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências Bibliográficas. Sendo que a metodologia de obtenção de dados e sua realização estarão descritos no final do texto de introdução. Resultados e, eventual Discussão dos resultados serão parte do texto de conclusão do artigo.
ARTIGO DE OPINIÃO:
Serão encomendados pelo Conselho Editorial a indivíduos de notório saber nas áreas do conhecimento compreendidas na Revista Catarse, que emitirão sua opinião sobre assuntos de particular interesse.
• Todos os artigos submetidos serão avaliados por revisores com experiência e competência profissional na respectiva área do trabalho e que emitirão parecer fundamentado, os quais serão utilizados pelos Editores para decidir sobre a aceitação do mesmo. Os critérios de avaliação dos artigos incluem: originalidade, contribuição para corpo de conhecimento da área, adequação metodológica, clareza e atualidade. Os artigos aceitos para publicação poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento sem alterar seu conteúdo.
• O artigo submetido a publicação deverá observar a Lei de Direito Autoral, n.9.610, de 19 de fevereiro de 1998, bem como a revisão em Língua Portuguesa e Inglesa, e o estilo, são de responsabilidade exclusiva dos autores.
• Os autores se obrigam a declarar a cessão de direitos autorais e que seu manuscrito é um trabalho original, e que não está sendo submetido, em parte ou no seu todo, à análise para publicação em outra revista. Esta declaração será exigida no momento da submissão do artigo no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).
• A revista se reserva o direito autoral. Permite citações de seus conteúdos em outros veículos de informação técnico-científica, desde que seja citada a fonte.
• Os trabalhos enviados serão, preliminarmente, examinados pelo Conselho Editorial. Havendo necessidade de reformulação, serão encaminhados ao autor para as modificações necessárias, com prazo de 15 dias para devolução por parte deste. Em seguida, serão encaminhados para até três consultores ad hoc. Aqueles aceitos serão agrupados na seção em que melhor se enquadrarem, no número que estiver sendo preparado ou em outro seguinte.
O documento deve incluir:
(1) título claro e objetivo, sem abreviaturas, parênteses e fórmulas que dificultem a compreensão do conteúdo do artigo, o título deverá ser apresentado em caixa alta, centralizado e em negrito, em caso de subtítulos o mesmo será apresentado também centralizado e em negrito, no entanto, deverá ser escrito em letras minúsculas;
(2) identificação dos autores através da utilização de asteriscos postos na posição sobrescrita ao final do nome de cada autor, devendo promover a identificação dos mesmos em nota de rodapé na mesma fonte utilizada no texto em tamanho 8.
(3) resumo no idioma do respectivo artigo (100-250 palavras);
(4) abstract (resumo em inglês com 100-250 palavras);
(5) três palavras-chave no idioma e em inglês do artigo;
(6) texto contendo a introdução, o desenvolvimento e a conclusão do documento de pesquisa;
(7) referências bibliográficas.
O documento deve ser enviado em arquivo Microsoft Word ou BrOffice, deve conter entre 15 a 25 páginas, excluindo-se as referências bibliográficas, texto exclusivamente em fonte Arial tamanho 12, espaçamento entrelinhas de 1,5 linhas, margens: Esquerda e superior com 3,0 cm, inferior e direita com 2,0 cm.
Citações diretas com até três linhas: devem ser inseridas entre “aspas duplas”, no texto. As aspas identificam a fala de outro autor e são utilizadas para indicar o início e final da fala desse autor. As aspas simples deverão ser utilizadas quando da citação dentro de citação de outro autor.
- autor como parte do texto:
Conforme Almeida (2005, p. 32), “o projeto de avaliação envolve planejamento, pesquisa e mudança”.
- autor não faz parte do texto:
[...], “o projeto de avaliação envolve planejamento, pesquisa e mudança” (ALMEIDA, 2005, p. 32).
Quando apresentarem mais de três linhas, devem ser destacadas do texto com recuo de 4 cm da margem esquerda, justificado em espaço simples, com uma letra menor do que a utilizada no texto, o tamanho determinado para publicação na Revista Catarse é a fonte 11, sem aspas. Devem ser precedidas e antecedidas por dois espaços de 1,5 entrelinhas.
- autor como parte do texto:
Conforme afirma Campello (2000, p. 55),
a pesquisa científica é um processo complexo, e durante sua execução o pesquisador assume diversas funções: a de líder de equipe, a de captador de recursos, a de comunicador, dentre outras. A função de comunicador é de fundamental importância nesse processo, pois o pesquisador precisa estar constantemente atualizado em relação aos avanços de sua área, inteirando-se do que outros cientistas estão fazendo e, por outro lado, mostrando o que ele próprio está realizando, como forma de ter seu trabalho avaliado pelos seus pares e de garantir a prioridade de suas descobertas.
- autor não faz parte do texto:
A pesquisa científica é um processo complexo, e durante sua execução o pesquisador assume diversas funções: a de líder de equipe, a de captador de recursos, a de comunicador, dentre outras. A função de comunicador é de fundamental importância nesse processo, pois o pesquisador precisa estar constantemente atualizado em relação aos avanços de sua área, inteirando-se do que outros cientistas estão fazendo e, por outro lado, mostrando o que ele próprio está realizando, como forma de ter seu trabalho avaliado pelos seus pares e de garantir a prioridade de suas descobertas (CAMPELLO, 2000, p. 55).
Citações Indiretas
⇒ Citação de obra com um autor
- autor como parte do texto:
A biblioteca digital, segundo Márdero Arellano (1998), continua realizando as mesmas funções da biblioteca tradicional.
- autor não faz parte do texto:
A biblioteca digital continua realizando as mesmas funções da biblioteca tradicional (MÁRDERO ARELLANO,1998).
⇒ Citação de obra com dois autores
- autor como parte do texto:
De acordo com Marconi e Lakatos (2001), as fichas de apontamento são utilizadas para identificar as obras consultadas.
- autor não faz parte do texto:
As fichas de apontamento são utilizadas para identificar as obras consultadas (MARCONI; LAKATOS, 2001).
⇒ Citação de obra com três autores
- autor como parte do texto:
Afirmam Costa, Ferrari e Martins (2006) que a Corte Superior Trabalhista consagrou o entendimento de que a Justiça do Trabalho é competente para esclarecer possíveis controvérsias referentes à indenização por dano moral advindas das relações de trabalho.
- autor não faz parte do texto:
A Corte Superior Trabalhista consagrou o entendimento de que a Justiça do Trabalho é competente para esclarecer possíveis controvérsias referentes à indenização por dano moral advindas das relações de trabalho (COSTA; FERRARI; MARTINS, 2006).
⇒ Citação de obra com mais de três autores
- autor como parte do texto:
Aron et al. (1995) explicam que a economia, ainda que numa sociedade primitiva, admite a produção, a circulação dos bens e o consumo.
- autor não faz parte do texto:
A economia, ainda que numa sociedade primitiva, admite a produção, a circulação dos bens e o consumo (ARON et al,1995).
Em obras com mais de três autores, cita-se apenas o sobrenome do primeiro autor que aparece na obra, seguido da expressão et al. (e outros).
⇒ Citação de diferentes obras
- autor como parte do texto:
Através da consulta às obras de Campos (1994) e Martins (1996), descobre-se que o termo “papel” tem sua origem etimológica no “papiro”.
- autor não faz parte do texto:
O termo “papel” tem sua origem etimológica no “papiro” (CAMPOS, 1994; MARTINS, 1996).
Quando necessário, supressões, interpolações, comentários, ênfases ou destaques, devem ser indicadas da seguinte forma:
Supressões [...]
Usadas para omitir ou suprimir, no início ou no final de uma citação, parte do texto de um autor, conforme a conveniência.
Exemplo:
Conforme Rogers (1969, p. 73) “[…] dar liberdade a um grupo pode ser coisa arriscada e perigosa de fazer, e que, consequentemente, eles não podem, genuinamente, dar esse grau de liberdade”.
Interpolações ou comentários: [ ]
Empregam-se para completar, esclarecer ou comentar um texto, nele intercalando palavras ou frases, quando necessárias à compreensão de algo dentro da citação, aparecendo entre colchetes [ ].
Ênfase ou destaques: grifo ou negrito ou itálico
Servem para destacar uma ou mais palavras dentro de uma citação, que no original NÃO estão em destaque. Indica-se essa alteração com a expressão grifo nosso, entre parênteses, após a idealização da citação.
Caso o destaque seja do autor consultado, usa-se a expressão grifo do autor.
Exemplo:
Para Naves e Kuramoto (2006, p. 24, grifo nosso) “os estudos sobre a leitura e a ação dos leitores na contemporaneidade são abordados sob diversas perspectivas”.
“Tendo em vista os princípios presentes nessas abordagens consideram-se como sendo mapas conceituais as representações de relações entre conceitos, ou entre palavras que substituem os conceitos, através de diagramas [...]” (BELLUZZO, 2007, p. 75, grifo do autor).
Citação de Citação
É utilizada quando o autor não pode consultar o documento original, feita a reprodução da informação já citada por outro autor. Vale lembrar que esse tipo de citação não deve compor em maior número e é importante que o autor procure consultar a fonte original do documento.
No texto fora dos parênteses, deve ser citado o sobrenome do autor da obra citada (obra não consultada), digitado com a primeira letra em caixa alta (letra maiúscula) e as demais, em letras minúsculas, entre parênteses, o ano da obra do documento não consultado, seguido da expressão apud, SOBRENOME do autor da obra consultada, digitado com letras maiúsculas, data de publicação da obra consultada apresentada. Se for citação direta, inclui-se a página de onde foi extraída a citação.
- autor como parte do texto:
De acordo com Feijó, (1997 apud BELLUZZO, 2007, p. 74) ”a cultura contemporânea é cada vez mais visual, e isso fortalece todas as formas de comunicação que têm base ou exploram a imagem”.
- sem autor como parte do texto:
”A cultura contemporânea é cada vez mais visual, e isso fortalece todas as formas de comunicação que têm base ou exploram a imagem” (FEIJÓ, 1997 apud BELLUZZO, 2007, p. 74).
Como descrito nas normas da UNICAMPO, as notas de rodapé podem ser utilizadas em duas situações, para referenciação do autor/obra quando utilizarmos o sistema numérico de citação, ou quando utilizarmo-nos de notas explicativas do texto.
Porém, para os artigos a serem publicados em nossas revistas, o sistema utilizado para citação no corpo do texto, será o sistema autor-data e, para notas explicativas em rodapé, utilizaremos o sistema numérico.