URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NAS ESCOLAS: prevenção, o melhor cuidado.

Cristiane Michalski Gradella

Resumo


O trabalho a seguir foi elaborado com vistas à investigação, demonstração e prevenção de acidentes em ambiente escolar, na forma de pesquisa descritiva. Neste sentido, buscou-se identificar o que é urgência, emergência e acidente no meio escolar. Dessa forma observou-se a existência de poucos estudos científicos sobre tal tema. O estudo foi elaborado buscando-se revisar a literatura científica sobre o assunto, as leis que regulamentam o tema, bem como também se discutiu alguns indicadores sobre a temática, tendo em vista que os mesmos são elementos de grande importância para identificação de problemas e situações de risco que são passíveis de ocorrência em ambiente escolar. Então identificou-se a grande incidência de acidentes em ambiente escolar de uma determinada faixa etária (5ª a 8ª séries do ensino fundamental), bem como da importância da prevenção a tais acidentes de forma interdisciplinar, como sendo um meio essencial para evitar acidentes e promover a saúde das crianças, já que qualquer agravo em urgência e emergência é fator significativo para fins estatísticos e para a saúde pública em si. Assim observou-se que as instituições educacionais, tanto de saúde, quanto as demais tem papel relevante em relação à prevenção de acidentes no ambiente pesquisado.

Palavras-chave


urgência; emergência; escola; prevenção.

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ISSN: 2318-275X 

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