Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Saberes Unicampo?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos submetidos para publicação na Revista Saberes Unicampo deverão ser inéditos não poderão ser analisados simultaneamente em outro veículo. Comunicações feitas em congressos, no entanto, podem ser submetidas desde que não tenham sido publicadas em periódicos ou livros dele decorrentes. A língua oficial é a portuguesa, devendo conter RESUMO E PALAVRAS-CHAVE em inglês. Aceitam-se artigos em espanhol ou inglês, no entanto, estes devem obrigatoriamente conter o RESUMO e PALAVRAS-CHAVE em português.

Os autores são responsáveis pela originalidade e a veracidade do conteúdo apresentado nos trabalhos; a revisão lingüística deve ser feita antes da submissão do manuscrito. Em trabalhos que envolvam pesquisas com seres humanos previamente à publicação, a comissão editorial poderá solicitar o parecer de aprovação da pesquisa em um conselho de ética.

ARTIGOS ORIGINAIS:

. São trabalhos resultantes de pesquisa científica apresentando dados originais de descobertas com relação a aspectos experimentais ou observacionais de característica social, psicológica ou da área da saúde e inclui análise descritiva e ou inferências de dados próprios. Sua estrutura é a convencional que traz os seguintes itens: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão.

. Revisão narrativo – crítica - A revisão narrativa ou revisão crítica apresenta caráter descritivo-discursivo, dedicando-se à apresentação compreensiva e à discussão de temas de interesse científico para as variadas áreas do conhecimento. Deve apresentar formulação clara de um objeto científico de interesse, argumentação lógica, crítica teórico-metodológica dos trabalhos consultados e síntese conclusiva. Deve ser elaborada por pesquisadores com experiência no campo em questão ou por especialistas reconhecidos.


ARTIGO DE OPINIÃO:

Serão encomendados pelo Conselho Editorial a indivíduos de notório saber nas áreas do conhecimento compreendidas na Revista Saberes Unicampo, que emitirão sua opinião sobre assuntos de particular interesse.

• Todos os artigos submetidos serão avaliados por revisores com experiência e competência profissional na respectiva área do trabalho e que emitirão parecer fundamentado, os quais serão utilizados pelos Editores para decidir sobre a aceitação do mesmo. Os critérios de avaliação dos artigos incluem: originalidade, contribuição para corpo de conhecimento da área, adequação metodológica, clareza e atualidade. Os artigos aceitos para publicação poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento sem alterar seu conteúdo.

• O artigo submetido a publicação deverá observar a Lei de Direito Autoral, n.9.610, de 19 de fevereiro de 1998, bem como a revisão em Língua Portuguesa e Inglesa, e o estilo, são de responsabilidade exclusiva dos autores.


• Os autores se obrigam a declarar a cessão de direitos autorais e que seu manuscrito é um trabalho original, e que não está sendo submetido, em parte ou no seu todo, à análise para publicação em outra revista. Esta declaração será exigida no momento da submissão do artigo no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).

 
• A revista se reserva o direito autoral. Permite citações de seus conteúdos em outros veículos de informação técnico-científica, desde que seja citada a fonte.


• Os trabalhos enviados serão, preliminarmente, examinados pelo Conselho Editorial. Havendo necessidade de reformulação, serão encaminhados ao autor para as modificações necessárias, com prazo de 15 dias para devolução por parte deste. Em seguida, serão encaminhados para até três consultores ad hoc. Aqueles aceitos serão agrupados na seção em que melhor se enquadrarem, no número que estiver sendo preparado ou em outro seguinte.

O documento deve incluir:

(1) título claro e objetivo, sem abreviaturas, parênteses e fórmulas que dificultem a compreensão do conteúdo do artigo, o título deverá ser apresentado em caixa alta, centralizado e em negrito;

(2) identificação dos autores através da utilização de asteriscos postos na posição sobrescrita ao final do nome de cada autor, devendo promover a identificação dos mesmos em nota de rodapé na mesma fonte utilizada no texto em tamanho 8.

 (3) resumo no idioma do respectivo artigo (100-250 palavras);

 (4) abstract (incluindo título em inglês e resumo em inglês com 100-250 palavras);

 (5) três palavras-chave no idioma e em inglês do artigo;

 (6) texto contendo o desenvolvimento da pesquisa;

 (7) referências bibliográficas.


O documento deve ser enviado em arquivo Microsoft Word ou BrOffice, deve conter entre 08 a 18 páginas, excluindo-se as referências bibliográficas, texto exclusivamente em fonte  Arial  tamanho 12, espaçamento entrelinhas de 1,5 linhas, margens: Esquerda e superior com 3,0 cm, inferior e direita com 2,0 cm.

Todas as páginas do documento devem ser numeradas, a numeração deve estar localizada no canto inferior direito da página em fontes Arial, respeitado a fonte utilizada no texto, tamanho da fonte para numeração de página deve ser 8 contando a partir da página onde encontra-se o título, que será contada e numerada.

Citações diretas com até três linhas: devem ser inseridas entre “aspas duplas”, no texto. As aspas  identificam a fala de outro autor e são utilizadas para indicar o início e final da fala desse autor. As aspas simples deverão ser utilizadas quando da citação dentro de citação de outro autor.

- autor como parte do texto:

Conforme Almeida (2005, p. 32), “o projeto de avaliação envolve planejamento, pesquisa e mudança”.

- autor não faz parte do texto:

[...], “o projeto de avaliação envolve planejamento, pesquisa e mudança” (ALMEIDA, 2005, p. 32).

Quando apresentarem mais de três linhas, devem ser destacadas do texto com recuo de 4 cm da margem esquerda, justificado em espaço simples, com uma letra menor do que a utilizada no texto, o tamanho determinado para publicação na Revista Catarse  é a fonte 11, sem aspas. Devem ser precedidas e antecedidas por dois espaços de 1,5 entrelinhas.

- autor como parte do texto:

Conforme afirma Campello (2000, p. 55),

a pesquisa científica é um processo complexo, e durante sua execução o pesquisador assume diversas funções: a de líder de equipe, a de captador de recursos, a de comunicador, dentre outras. A função de comunicador é de fundamental importância nesse processo, pois o pesquisador precisa estar constantemente atualizado em relação aos avanços de sua área, inteirando-se do que outros cientistas estão fazendo e, por outro lado, mostrando o que ele próprio está realizando, como forma de ter seu trabalho avaliado pelos seus pares e de garantir a prioridade de suas descobertas.

- autor não faz parte do texto:

A pesquisa científica é um processo complexo, e durante sua execução o pesquisador assume diversas funções: a de líder de equipe, a de captador de recursos, a de comunicador, dentre outras. A função de comunicador é de fundamental importância nesse processo, pois o pesquisador precisa estar constantemente atualizado em relação aos avanços de sua área, inteirando-se do que outros cientistas estão fazendo e, por outro lado, mostrando o que ele próprio está realizando, como forma de ter seu trabalho avaliado pelos seus pares e de garantir a prioridade de suas descobertas (CAMPELLO, 2000, p. 55).

 

Citações Indiretas

⇒ Citação de obra com um autor

- autor como parte do texto:

A biblioteca digital, segundo Márdero Arellano (1998), continua realizando as mesmas funções da biblioteca tradicional.

- autor não faz parte do texto:

A biblioteca digital continua realizando as mesmas funções da biblioteca tradicional (MÁRDERO ARELLANO,1998).

⇒ Citação de obra com dois autores

- autor como parte do texto:

De acordo com Marconi e Lakatos (2001), as fichas de apontamento são utilizadas para identificar as obras consultadas.

- autor não faz parte do texto:

As fichas de apontamento são utilizadas para identificar as obras consultadas (MARCONI; LAKATOS, 2001).

⇒ Citação de obra com três autores

- autor como parte do texto:

Afirmam Costa, Ferrari e Martins (2006) que a Corte Superior Trabalhista consagrou o entendimento de que a Justiça do Trabalho é competente para esclarecer possíveis controvérsias referentes à indenização por dano moral advindas das relações de trabalho.

- autor não faz parte do texto:

A Corte Superior Trabalhista consagrou o entendimento de que a Justiça do Trabalho é competente para esclarecer possíveis controvérsias referentes à indenização por dano moral advindas das relações de trabalho (COSTA; FERRARI; MARTINS, 2006).

 

⇒ Citação de obra com mais de três autores

- autor como parte do texto:

Aron et al. (1995) explicam que a economia, ainda que numa sociedade primitiva, admite a produção, a circulação dos bens e o consumo.

- autor não faz parte do texto:

A economia, ainda que numa sociedade primitiva, admite a produção, a circulação dos bens e o consumo (ARON et al,1995).

Em obras com mais de três autores, cita-se apenas o sobrenome do primeiro autor que aparece na obra, seguido da expressão et al. (e outros).

⇒ Citação de diferentes obras

- autor como parte do texto:

Através da consulta às obras de Campos (1994) e Martins (1996), descobre-se que o termo “papel” tem sua origem etimológica no “papiro”.

- autor não faz parte do texto:

O termo “papel” tem sua origem etimológica no “papiro” (CAMPOS, 1994; MARTINS, 1996).

Quando necessário, supressões, interpolações, comentários, ênfases ou destaques, devem ser indicadas da seguinte forma:

Supressões [...]

Usadas para omitir ou suprimir, no início ou no final de uma citação, parte do texto de um autor, conforme a conveniência.

Exemplo:

Conforme Rogers (1969, p. 73) “[…] dar liberdade a um grupo pode ser coisa arriscada e perigosa de fazer, e que, consequentemente, eles não podem, genuinamente, dar esse grau de liberdade”.

Interpolações ou comentários: [ ]

Empregam-se para completar, esclarecer ou comentar um texto, nele intercalando palavras ou frases, quando necessárias à compreensão de algo dentro da citação, aparecendo entre colchetes [ ]. 

Ênfase ou destaques: grifo ou negrito ou itálico

Servem para destacar uma ou mais palavras dentro de uma citação, que no original NÃO estão em destaque. Indica-se essa alteração com a expressão grifo nosso, entre parênteses, após a idealização da citação.

Caso o destaque seja do autor consultado, usa-se a expressão grifo do autor.

Exemplo:

Para Naves e Kuramoto (2006, p. 24, grifo nosso) “os estudos sobre a leitura e a ação dos leitores na contemporaneidade são abordados sob diversas perspectivas”.

“Tendo em vista os princípios presentes nessas abordagens consideram-se como sendo mapas conceituais as representações de relações entre conceitos, ou entre palavras que substituem os conceitos, através de diagramas [...]” (BELLUZZO, 2007, p. 75, grifo do autor).

Citação de Citação

É utilizada quando o autor não pode consultar o documento original, feita a reprodução da informação já citada por outro autor. Vale lembrar que esse tipo de citação não deve compor em maior número e é importante que o autor procure consultar a fonte original do documento.

No texto fora dos parênteses, deve ser citado o sobrenome do autor da obra citada (obra não consultada), digitado com a primeira letra em caixa alta (letra maiúscula) e as demais, em letras minúsculas, entre parênteses, o ano da obra do documento não consultado, seguido da expressão apud, SOBRENOME do autor da obra consultada, digitado com letras maiúsculas, data de publicação da obra consultada apresentada. Se for citação direta, inclui-se a página de onde foi extraída a citação.

- autor como parte do texto:

De acordo com Feijó, (1997 apud BELLUZZO, 2007, p. 74) ”a cultura contemporânea é cada vez mais visual, e isso fortalece todas as formas de comunicação que têm base ou exploram a imagem”.

- sem autor como parte do texto:

”A cultura contemporânea é cada vez mais visual, e isso fortalece todas as formas de comunicação que têm base ou exploram a imagem” (FEIJÓ, 1997 apud BELLUZZO, 2007, p. 74).

Na Revista Catarse, respeitando as normas da a UNICAMPO, as citações pelo sistema numérico não serão aceitas, pois, o sistema numérico será utilizado como forma de orientação ao leitor utilizando-se de notas explicativas em rodapé de página.

 

 


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice.
  3. O texto está em espaço 1,5 linha; usa uma fonte de 12-pontos Arial; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Saberes Unicampo, editada pela Faculdade União de Campo Mourão (UNICAMPO), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos eventuais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à UNICAMPO e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº9610, de 19/02/98).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.