O DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO NAS PERSPECTIVAS DE PIAGET E VYGOTSKY

Ligia Pereira Goetz Kohler, Fabrício Rodrigues de Moura

Resumo


O presente trabalho irá apresentar de forma clara e objetiva a forma pela qual o
individuo se desenvolve segundo as concepções de Piaget e Vygotsky, importantes
estudiosos da psicologia sócio-histórica, abordando assim os estágios de
desenvolvimento pelos quais o individuo passa que são Sensório Motor, Pré
Operatório, Operatório Concreto e Operatório Formal e também a Zona de
Desenvolvimento Proximal que faz com que aquilo que é potencial se torne real
concretizando o aprendizado e o desenvolvimento. Com o intuito de esclarecer
questões do contexto escolar que estão se tornando cada vez mais comuns, e
principalmente esclarecer qual o papel do psicólogo escolar, tornou-se necessário
uma leve abordagem na historia da psicologia escolar no Brasil, levando em
consideração como ela se iniciou e qual seu papel na atualidade.


Palavras-chave


Aprendizagem, Assimilação, Acomodação, Estágios de Desenvolvimento e Mediação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2318-275X 

e-mail: [email protected]