Sumário
Editorial
| Editorial | |
| Márcio Sampaio de Marins | 2 |
Projetos
| A ATUAÇÂO DO PSICOLOGO ESCOLAR E OS DESAFIOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO | |
| Paulo Ricci, Eliane Guadagnin Rais | 3 - 7 |
| A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR NA PREVENÇÃO DO BULLYNG | |
| Lucivani Zanella | 8 - 11 |
| A CONSTITUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM AS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL | |
| Paulo Ricci | 12 - 20 |
| A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VISTA COM OUTROS OLHOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS AO ALUNO DEFICIENTE INTELECTUAL NO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO | |
| Annamaria Coelho de Castilho | 21 - 25 |
| A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E PSICOLÓGICA DA MACONHA NA ADOLESCÊNCIA | |
| Karolina Widerski | 26 - 33 |
| A EFICÁCIA DOS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO IMPLANTADOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCNTES À LUZ DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. | |
| Vera Lúcia Neves | 35 - 38 |
| A EFICÁCIA NO ALEITAMENTO MATERNO: uma revisão integrativa. | |
| Muriel Regina Vrecchi | 39 - 42 |
| A ESCOLA E O AUTISMO NA PERPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL | |
| Griziele Martins Feitosa | 43 - 48 |
| A EVASÃO ACADÊMICA, CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DESSE FENÔMENO: Estudo de Caso em uma IES Particular. | |
| Ademilson Vedovato Cavalcanti | 49 - 51 |
| A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA SIMBÓLICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PRÉ-CONDIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA | |
| Paulo Ricci | 52 - 55 |
| A IMPORTÂNCIA DA FÍSICA PARA A PSICOLOGIA | |
| Maycon Ornellas | 56 - 59 |
| A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA LABORAL PARA A PREVENÇÃO DE LER/DORT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM | |
| Muriel Regina Vrecchi | 60 - 63 |
| A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NO MUNDO DO ESPORTE | |
| Maycon Ornellas | 64 - 66 |
| A IMPORTÂNCIA DO TESTE DO PEZINHO PARA O CONHECIMENTO DAS MÃES | |
| Rosemeire do Carmo Martelo Cruz | 67 - 69 |
| A LUTA PRÁTICA E IDEOLÓGICA NA INTEGRAÇÃO DO NEGRO NA SOCIEDADE DE CLASSES – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA-SOCIAL ATRAVÉS DA OBRA DE FLORESTAN FERNANDES | |
| Arthur Rovida de Oliveira | 70 - 72 |
| A PRÁTICA PROFISSIONAL DO PSICOLÓGO NO ÂMBITO INTERDISCIPLINAR JUNTO AOS CENTROS DE REFÊRENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL | |
| Lucivani Zanella | 73 - 77 |
| A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE MENTE/CORPO E O PROCESSO SOMÁTICO | |
| Maycon Ornellas | 78 - 81 |
| A RESILIÊNCIA NA CRIANÇA INSTITUCIONALIZADA | |
| Pedro Paulo Rodrigues Cardoso de Melo | 82 - 88 |
| A UTILIZAÇÃO DA AYAHUASCA NO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA | |
| Valquiria Lazarin | 89 - 92 |
| A VULNERABILIDADE PSÍQUICA EM PACIENTES COM HIV/AIDS PARA O DESENCADEAMENTO DE QUADROS DEPRESSIVOS. | |
| Lucivani Zanella | 93 - 99 |
| ACUPUNTURA AURICULAR E ANSIEDADE | |
| Karolina Widerski | 100-103 |
| ANTECEDENTES DA COMPRA COMPULSIVA DE JOVENS | |
| Juliano Domingues da Silva | 104-106 |
| AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA EM ESTUDOS SOBRE O ENVELHECIMENTO. | |
| Alexia Alves Silva | 107-114 |
| ASPECTOS DA REFLEXÃO DE RENÉ DESCARTES NA PRIMEIRA E SEGUNDA MEDITAÇÃO METAFÍSICA | |
| Marco Antonio Facione Berbel | 115-119 |
| ATENÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA | |
| Maria Carolina Escoriça Pereira de Marins | 120-124 |
| ATUAÇÃO DO CONSELHO TUTELAR NO DIREITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Luciano Antonio Rosa | 125-128 |
| COMPORTAMENTO INFRATOR E O ENSINO DAS HABILIDADES SOCIAIS | |
| Andressa Tripiana Barbosa | 129-136 |
| CORRELAÇÃO ENTRE MUCOSITE, SINTOMAS DEPRESSIVOS E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM CÂNCER | |
| Marcia de Carvalho | 137-143 |
| DESCOBRINDO O HIV DURANTE A GESTAÇÃO | |
| Arthur Rovida de Oliveira | 144-147 |
| DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E DA CONSCIÊNCIA EM ESCOLARES: apontamentos a partir da prática de estágio em psicologia escolar | |
| Paulo Ricci | 148-151 |
| DIREITO DO IDOSO À FRUIÇÃO E PARTICIPAÇÃO CULTURAL: debate entre acesso e valorização. | |
| Arthur Rovida de Oliveira | 152-154 |
| DOENÇA DE ALZHEIMER: Um impacto na vida do idoso e de seus familiares. | |
| Valquiria Lazarin | 155-159 |
| DORES SILENCIOSAS: o sintoma da automutilação como possível consequência de quadros de depressão | |
| Lucivani Zanella | 160-164 |
| DROGAS E SEUS CENÁRIOS | |
| Griziele Martins Feitosa | 165-168 |
| DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: a família como fator de risco ou proteção. | |
| Thaís Cristina Fondazzi Radecki | 169-173 |
| EFEITO DA QUALIDADE DO SITE VAREJISTA NO COMPROMETIMENTO E SATISFAÇÃO DO CLIENTE ONLINE | |
| Juliano Domingues da Silva | 174-176 |
| ESTRESSE E BURNOUT | |
| Lucivani Zanella | 177-185 |
| FORMAÇÃO DOS CONSELHEIROS TUTELARES: Um desafio a ser enfrentado | |
| Luciano Antonio Rosa | 186-189 |
| HIPERATIVIDADE HOJE: Uma perspectiva atual sobre o TDAH | |
| Maycon Ornellas | 190-192 |
| HIPERTENSÃO ARTERIAL: um problema de saúde pública no brasil | |
| Rosemeire do Carmo Martelo Cruz | 193-196 |
| IMPORTÂNCIA E VANTAGENS DA AMAMENTAÇÃO PARA A MÃE E O RECÉM-NASCIDO | |
| Rosemeire do Carmo Martelo Cruz | 197-201 |
| INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NAS ALTERAÇOES DE GESTACIONAL | |
| Muriel Regina Vrecchi | 202-207 |
| MEDIAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE AO DEFICIENTE VISUAL NO ENSINO SUPERIOR | |
| Márcio Sampaio de Marins | 208-211 |
| O AMOR PODE SER APRENDIDO? | |
| Andressa Tripiana Barbosa | 212-216 |
| O ASSÉDIO MORAL E SEUS ECOS: os efeitos na saúde mental do trabalhador e possíveis soluções | |
| Annamaria Coelho de Castilho | 217-222 |
| COMPORTAMENTO DO HOMEM PÓS-MODERNO NO TRÂNSITO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL | |
| Griziele Martins Feitosa | 223-226 |
| O DIA A DIA DO CONSELHEIRO TUTELAR: uma breve contextualização | |
| Luciano Antonio Rosa | 227-228 |
| O DIREITO DE MORAR: um histórico social do significado da ocupação do espaço urbano do município de campo mourão. | |
| Tania Mara Silva Backschat | 229-233 |
| O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DA PSICANÁLISE | |
| Antonio Ferreira Junior | 234-236 |
| O MERCADO CORPORAL, CIRURGIAS PLÁSTICAS: e o olhar da psicologia | |
| Griziele Martins Feitosa | 237-239 |
| O NÍVEL DE ESTRESSE DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO NO SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. | |
| michela tassia zandonadi ribczuk | 240-242 |
| O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NA VIVENCIA DO ESTRESSE | |
| Ana Lúcia Cardoso | 243-245 |
| ONDE A PSICANÁLISE E A PSICOLOGIA HUMANISTA SE CRUZAM | |
| Antonio Ferreira Junior | 246-249 |
| PATOLOGIA E TRANSTORNO DE ANSIEDADE | |
| Valquiria Lazarin | 250-252 |
| PENSANDO A PRÁTICA DO PSICÓLÓGO NO ÂMBITO ESCOLAR | |
| Lucivani Zanella | 253-256 |
| PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM RELAÇÃO À PREVENÇÃO DA INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE DENTRO DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA | |
| Marcia de Carvalho | 257-260 |
| PERCEPÇÕES DO ENFERMEIRO SOBRE O CÂNCER DE MAMA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA | |
| Rosemeire do Carmo Martelo Cruz | 261-264 |
| PERDAS E LUTOS NO ENVELHECIMENTO: O que a psicanálise tem a dizer? | |
| Bruno Eduardo Procopiuk Walter | 265-268 |
| PROCESSO DE ADOÇÃO COMPORTAMENTO INFRATOR E O ENSINO DAS HABILIDADES SOCIAIS | |
| Griziele Martins Feitosa | 269-274 |
| PROJETO ALIMENTAÇÃO ADEQUADA: Tratamento não-medicamentoso | |
| michela tassia zandonadi ribczuk | 275-277 |
| PROJETO DO ÁLCOOL À ESQUIZOFRENIA: uma cronificação sem volta | |
| Thaís Cristina Fondazzi Radecki | 278-281 |
| PSICOLOGIA CLÍNICA DO TOXICÔMANO: considerações sobre a dependência alcoólica | |
| Valquiria Lazarin | 282-285 |
| QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: práticas do psicólogo nas organizações | |
| Bruno Eduardo Procopiuk Walter | 286-292 |
| SARTRE E LIBERDADE: uma crítica à psicanálise | |
| Marco Antonio Facione Berbel | 293-297 |
| SATISFAÇÃO INSTINTUAL NO TRABALHO: sublimação em foco | |
| Thaís Cristina Fondazzi Radecki | 298-305 |
| SINDROME DE BURNOUT NOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: Revisão integrativa dos fatores desencadeantes. | |
| Muriel Regina Vrecchi | 306-309 |
| SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO CIRÚRGICA | |
| Marcia de Carvalho | 310-313 |
| SOCIEDADE: origem e estabelecimento a partir da psicanálise | |
| Bruno Eduardo Procopiuk Walter | 314-318 |
| TRANSMISSÃO TRANSGERACIONAL DO TRAUMA: função, outro traumatizante, outro mais frágil e hierarquia | |
| Maria Rosa Ferrucci Monção | 319-340 |
| UNICAMPO EM CAMPO NAS ESCOLAS :pensando o presente, projetando o futuro. | |
| Paulo Ricci | 341-347 |
| UNICLÍNICA : unidade de serviço escola de psicologia da faculdade unicampo | |
| Paulo Ricci | 348-351 |
| UTILIZAÇÃO DA TEORIA DA MENTE COMO AUXÍLIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). | |
| Annamaria Coelho de Castilho | 352-355 |